Fundação: 08 de dezembro de 1914
Padroeira: Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Lema: A Música é o Remédio da Alma
Constituição: Estatuto, aprovado em 22/08/1922
Cores: Grená, Branco, Azul e Ouro
Título: Campeã Baiana do Concurso Salve a Retreta de 1961
Presidente: Allan Gabriel Andrade Araújo
Regente: Maestro João Reis Filho
Compõem a Sociedade: 49 Músicos e 112 Sócios Contribuintes
Número de alunos: 40 alunos

Um pouco da Historia da Filarmônica Lyra Popular

Fundada no dia 8 de dezembro de 1914, na cidade de Belmonte, a Sociedade Filarmônica Lyra Popular é uma das principais instituições socio-educativas e culturais do extremo sul da Bahia. Seu trabalho continuado envolve formação de novos músicos, apresentações musicais de acordo com a vida social da comunidade, organização de festivais de filarmônicas e preservação de um significativo acervo de partituras manuscritas.

A Lyra Popular tem se apresentado com sucesso em diversos eventos fora da sua cidade, como os Encontros de Filarmônicas no 2 de Julho, em Salvador, e no Encontro de Filarmônicas de São Félix. Alcançou grande feito em 1961, ao sagrar-se campeã baiana do concurso de bandas do interior Salve a Retreta!, em Salvador. Tal feito levou a Lyra a ser recebida pelo então governador do estado da Bahia, Juracy Magalhães, no Palácio Rio Branco. Sempre presente nos principais eventos da sociedade, como datas cívicas, religiosas e particulares, a Lyra faz parte da história do município de Belmonte. Celeiro de grandes talentos, tem um século de trabalho na formação de músicos que estão espalhados por todo território nacional, principalmente nas corporações militares. Dentro de sua estrutura organizacional a Filarmônica conta com grupos que desenvolve trabalhos em prol da instituição, como o Clube de Adeptas da Lyra, formado por mulheres, criado em 1939, responsável por eventos de arrecadação de fundos para a banda e a Comissão Organizadora do Encontro de Filarmônicas de Belmonte, grupo responsável pela organização da realização do reconhecido evento anual, que promove a cultura das filarmônicas, congregando em Belmonte várias bandas de diversos estados, que já está em sua sétima edição.

A Lyra possui em sua sede uma escola de música que oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes da cidade de Belmonte, sendo a principal porta de entrada para a banda e responsável por manter a banda sempre renovada, devido ao grande fluxo de músicos que por ela passa. Sua sede situada na Avenida Dom Pedro II, no centro histórico de Belmonte, foi construída em 1923 e é um patrimônio histórico material, tombado por lei municipal. A Lyra também é considerada de utilidade pública municipal pela Lei n° 6, de 16 de abril de 1948 e utilidade pública estadual pela Lei nº. 14.151, de 24 de setembro de 2019. Em 2020 foi reconhecida como Ponto de Cultura (ID 2020/0462), certificando que Lyra desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, proteção e promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural na Bahia.