Boletim Oficial

À Lyra Popular Festivamente Recebida

Depois de cumprir um vasto programa organizado pelos promotores do concurso patrocinado pela Argos Industrial de São Paulo, a Sociedade Filarmônica Lyra Popular orgulho de nossa terra, depois de visitar várias cidades do Interior do Estado, à convite, regressou na quarta-feira da semana em curso, pelo navio Nazaré da Companhia Navegação Baiana, via Canavieiras, gentilmente cedida pelo Governador Juracy Magalhães, em companhia de seus diretores e pessoas gradas, entre elas o nosso conhecido jornalista J. Luna, locutor da Rádio Sociedade da Bahia.

É um acontecimento que merece registro especial, dado ao alto significado de que se revestiu o desenrolar dessa inesquecível jornada em que a Lyra Popular conquistou brilhantemente, o primeiro lugar entre as suas coirmãs de outras cidades do Interior baiano.

A Chegada

Desde cedo deste inesquecível dia para todos os belmontenses, a cidade amanheceu engalanada para receber condignamente a sua Lyra Popular depois do êxito alcançado na cidade do Salvador e outras cidades do Interior do nosso Estado.

Grande multidão desde as primeiras horas da manhã se aglomerava em toda extensão da Av. Getúlio Vargas, com olhos fitos para o Riacho do Passuí onde deveria surgir a embarcação que conduziria a Filarmônica e a sua comitiva. Foi então às nove horas precisamente que o primeiro sinal de um foguete fez-se espocar ao longe, dando o sinal de que se aproximava a vitoriosa.

Apoderado de um frenesi natural de quem aguarda ansiosamente alguma coisa, o povo divisou ao longe a lancha tão ansiosamente aguardada. Gritos, vivas, foguetes, confundiram-se numa indescritível alegria, até o atracar da embarcação.

Abraços, votos de boas-vindas, deram inicio aos festejos com uma passeata até a Igreja Matriz da cidade, onde foi oficiada benção em Ação de Graças, pelo Reverendíssimo Padre João Clímaco dos Santos.

Terminada essa cerimônia numa demonstração eloquente de amizade a Lyra Popular, Diretoria e grande massa popular dirigiu-se à Sede da Filarmônica 15 de Setembro, que fazia tremular no seu Edifício a bandeira da Sociedade, onde foi recebida pela Diretoria, dando os votos de boas-vindas o Presidente, Sr. Adelino Ribeiro da Costa, que também não deixou de enaltecer os méritos da Sociedade Filarmônica Lyra Popular na sua excursão a Capital do Estado

Encerrado esse ato todos os presentes e a banda musical demandaram a Sede da Lyra Popular, tendo ao passar em frente a residência da Exm.ª Sr.ª D. Dejanira Rezende de Souza, Prefeita do Município, executado uma bela peça do seu repertorio, como homenagem pela magnífica colaboração prestada por S. Excia. À Sociedade, isso porque se achava ausente a Prefeita para recepcioná-la como seria o seu desejo.

Ao chegar em frente à Sede da Filarmônica Lyra Popular usou da palavra o jornalista J. Luna, locutor da Rádio Sociedade da Bahia, que depois de entregar ao Sr. Raulino Santos, Prefeito em Exercício, custoso mimo de bronze, oferecido pela Argos, Industrial de São Paulo, enalteceu individualmente, o mérito e a personalidade de cada componente a banda, da maneira decente com que souberam se conduzir durante a excursão da longa viagem que empreenderam. Com a palavra o Dr. Moisés Suzart, apresentou a todos os componentes da Lyra Popular em nome dos seus adeptos e amigos, os votos de boas-vindas formulando os melhores e mais ardentes votos de continuação dos trabalhos para nova jornada de engrandecimento social de nossa terra.

O Banquete

Precisamente às 20 horas têve inicio o banquete em que tomou parte o mundo oficial de Belmonte, altas autoridades e pessoas representativas de nossa Sociedade. A mesa em quadrado circundava o vasto salão do America Esporte Clube, gentilmente cedido pela sua diretoria afim de que fosse ali oferecido grande jantar à Sociedade Filarmônica Lyra Popular, pela ala feminina, daquela Sociedade. A mesa apresentava um aspecto interessante e policrômico, pela variedade de flores que ali se encontravam. Dando inicio ao banquete senhoras e senhorinhas desdobravam-se em gentilezas para servirem os convidados presentes.

No decorrer do banquete usou da palavra, como primeiro orador o Dr. José da Costa Pinto Dantas, ilustre facultativo, que com a sua palavra fluente decorreu sobre o passado da Lyra Popular, onde recordava com saudades aqueles que foram também grandes pioneiros: Arthur Vieira, Amando Liger da Rocha, Aristoteles Duarte e outros; foi um belo discurso que mereceu de todos os presentes os maiores aplausos pela feliz lembrança de recordar nomes como aqueles que deixaram em todos nós imorredouras saudades e jamais serão esquecidos, principalmente para a Sociedade Filarmônica Lyra Popular. Tomado de entusiasmo falou o Prefeito em exercício Sr. Raulino Santos que fez panegírico sobre a vida da Filarmônica Lyra Popular, do seu passado e do presente, demonstrada com o retumbante feito conquistado por essa Filarmônica, que continua um orgulho para Belmonte, diante de tão memoráveis feitos.

Usaram também da palavra o Vereador Adelino Ribeiro da Costa, Presidente da 15 de Setembro, congratulando-se com as manifestações de júbilo que estavam sendo prestadas pelo povo belmontense à Lyra Popular e também por se achar presente ao banquete, onde estava sendo tributada aos embaixadores da música essa homenagem promovida pela ala feminina a Lyra Popular; e ainda o jornalista J. Luna que acompanhou de perto todas as atividades da referida Filarmônica na sua excursão pelo norte; disse da sua satisfação de se encontrar novamente em Belmonte como desta filho fosse e mais, por fazer parte no banquete suntuosamente oferecido pela mulher belmontense, representada na ala de adeptas da Sociedade ora homenageada.

Em nome da banda falou Ricardo Gomes da Silva, professor da Lyra Popular, dizendo achar-se comovido diante de demonstrações e apreço que lhes eram tributadas.

Encerrado o banquete falou o orador oficial da Lyra o Dr. Moyses Suzart, agradecendo a tributação de carinho que estava sendo prestada à sua Sociedade pelo povo belmontense, associados, adeptas e também agradecer aos presentes a adesão, o estimulo que deram a sua Filarmônica, durante a retreta até chegar a vitoria, que não pertence somente a ela, e sim a todos nós.

O Baile

Promovido por um grupo de senhoritas e rapazes, chefiado pelo simpático comerciante Antônio Vieira, realizou-se logo após o banquete, uma animada festa dançante, até alta madrugada.

A Filarmônica Lyra Popular antes de dispensar do retorno da viagem, visitou também o Dr. José da Costa Pinto Dantas e o Sr. Raulino Santos, Prefeito em exercício, em suas residências, sendo recebida carinhosamente e cumprimentada por todos os presentes que se encontravam nas residências dos homenageados.

Sem duvida foi uma bela festa que Belmonte, prestou aos componentes da Lyra Popular o que constituirá por certo nota marcante na vida social de Belmonte.

Reportagem de H. C.
Belmonte, 02 de dezembro de 1961

Fonte: Boletim Oficial - Municipio de Belmonte - Estado da Bahia - Ano 36 - 72 da República - Belmonte, Sábado 2 de Dezembro de 1961 - 139 da Independência - N.1.171